Home / Noroeste Fluminense / Operação apreende 270kg de produtos impróprios ao consumo humano em Campos, no RJ

Operação apreende 270kg de produtos impróprios ao consumo humano em Campos, no RJ


Nova fase da operação Boi Garantido foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (22) na baixada campista e em Farol de São Thomé. Três estabelecimentos foram autuados. Material foi descartado em aterro sanitário. Operação apreende 270kg de produtos impróprios ao consumo humano em Campos, no RJ
Divulgação/Vigilância Sanitária
Uma nova fase da operação Boi Garantido, em Campos, no Norte Fluminense, apreendeu 270kg de produtos impróprios ao consumo humano na manhã desta quinta-feira (22).
A fiscalização conjunta de agentes da Defesa Agropecuária, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal verificou denúncias quanto ao comércio de carne de abate clandestino na baixada campista e em Farol de São Thomé.
Fiscalização flagrou ambientes desorganizados e com falta de higiene
Divulgação/Vigilância Sanitária
De acordo com os agentes, três estabelecimentos foram fiscalizados, sendo dois açougues em Baixa Grande e um minimercado no Farol de São Thomé.
Nos dois açougues, os comerciantes assumiram a prática do abate clandestino. De acordo com a fiscalização, os animais eram abatidos na zona rural, transportados em uma carretinha diretamente num fundo de madeira e cobertos com lona plástica comum, depois eram expostos para o consumo. Em um dos açougues ainda foi constatada a fabricação clandestina de linguiça e carne seca.
Animais abatidos clandestinamente eram transportados em carretinha de madeira até o açougue
Divulgação/Vigilância Sanitária
Já no minimercado, localizado na praia do Farol, os agentes flagraram desorganização e falta de higiene, além de encontrarem queijo e mel de origem clandestina, alimentos com prazo de validade vencido e produtos de limpeza sem registro.
Os estabelecimentos foram autuados e o material foi descartado no aterro sanitário, localizado em Conselheiro Josino.
Carnes foram apreendidas e descartadas em aterro sanitário em Campos, no RJ
Divulgação/Vigilância Sanitária
Os fiscais alertam ao consumidor que somente adquira e consuma produtos de origem animal que tenha registro no serviço oficial de inspeção sanitária, seja S.I.M., S.I.E., S.I.F. ou S.I.S.B.I.
A população pode fazer denúncias à Vigilância Sanitária pelo telefone (22) 99868-0244. O anonimato é garantido.
Vídeos: RJ1 Inter TV

Fonte: G1 (Noroeste Fluminense)

Origem.