Home / Noroeste Fluminense / Sagui ameaçado de extinção visita quintais em Miracema

Sagui ameaçado de extinção visita quintais em Miracema

Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente do município orienta que moradores não devem interferir no animal, mesmo em área urbana
(Fotos: Divulgação/ Defesa Civil de Miracema)
   O aparecimento de saguis, provavelmente da espécie callithrix aurita, considerada ameaçada de extinção, na zona urbana de Miracema é considerado motivo de preocupação pelas autoridades locais, que temem o bem-estar do animal. 
   Em nota, a Secretaria de Defesa Civil de Miracema informou que vem recebendo várias ligações de moradores solicitando a captura do primata em seus quintais ou em árvores na rua. O caso foi comunicado à bióloga Renata Maria C. M. Porto, da Secretaria de Meio Ambiente. 
   A orientação da profissional é para que os moradores não realize qualquer interferência (captura, alimentação e translocação) nos saguis saudáveis e livres. Ocorre que alguns indivíduos podem se afastar momentaneamente do grupo para se alimentar, mas voltam a se agrupar depois de um tempo.
   Se o sagui estiver prostrado, possivelmente doente, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde, pelo telefone 22 3852-2196. Para denúncia de maus-tratos (agressões, matança, etc.), a comunicação deve ser feita à Secretaria de meio Ambiente, pelo telefone 22 3852-1100.
Fonte: Folha Itaocarense

Origem.