Home / Noroeste Fluminense / Primatas ameaçados de extinção são vistos no Centro de Miracema, no RJ

Primatas ameaçados de extinção são vistos no Centro de Miracema, no RJ


Animais estão aparecendo em árvores e quintais de casas. Município pede que população não capture, alimente ou toque nos animais. Primatas estão visitando quintais e árvores de Miracema, no RJ
Divulgação/Defesa Civil de Miracema
Primatas da espécie sagui-da-serra-escuro, considerados por especialistas como ameaçados de extinção, foram vistos em quintais de casas e nas árvores da área urbana de Miracema, no Noroeste Fluminense.
Os animais estão chamando a atenção de moradores. A Defesa Civil informou que vem recebendo várias ligações solicitando a captura dos animais.
De acordo com a Secretaria de Ambiente, alguns saguis podem se afastar momentaneamente do grupo para se alimentar e, por se tratar de uma espécie ameaçada, a orientação é para que a população não capture, alimente ou toque nos animais.
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Souza, há vários animais da espécie que são monitorados na cidade.
Primatas são monitorados pela Secretaria de Meio Ambiente de Miracema, RJ
Divulgação/Defesa Civil de Miracema
O sagui-da-serra-escuro
É endêmico do Brasil e ocorre nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O primata corre o risco de extinção em decorrência, especialmente, do desmatamento. Ele se alimenta de frutos, pequenos animais e também de resinas de árvores.
Vivem em grupos de até sete indivíduos, com apenas uma fêmea dominante. Normalmente, os irmãos mais velhos auxiliam a mãe a cuidar dos filhotes mais novos até que atinjam a fase adulta e formem novos pares.
Veja outras notícias da região no G1 Norte Fluminense.

Fonte: G1 (Noroeste Fluminense)

Origem.