Home / Região dos Lagos / Fiscalização apreende 15 quilos de camarão pescados no período do defeso em Cabo Frio, no RJ

Fiscalização apreende 15 quilos de camarão pescados no período do defeso em Cabo Frio, no RJ


Pescador estava vendendo a mercadoria no Centro da cidade e deverá prestar esclarecimentos. Cerca de 15 quilos de camarão foram apreendidos nesta quarta-feira (10), no Centro de Cabo Frio
Prefeitura de Cabo Frio
Cerca de 15 quilos de camarão foram apreendidos nesta quarta-feira (10) em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. O homem que estava vendendo a mercadoria fez a pesca na Lagoa de Araruama, que está no período de defeso total, quando as espécies estão se reproduzindo e a pesca é proibida.
Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento receberam uma denúncia anônima e flagraram o pescador vendendo o camarão na Avenida Teixeira e Souza, no Centro da cidade. Pelo tamanho do animal, os fiscais puderam identificar que ele tinha sido pescado na Lagoa de Araruama.
A Prefeitura informou que todo o camarão apreendido foi doado à Apae da cidade.
O pescador foi intimado à comparecer à sede da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos.
Pesca proibida
No período de Defeso Total na Lagoa de Araruama, ficam proibidas a pesca profissional e de lazer, inclusive, a pesca artesanal, conforme a Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA número 2, de 16 de maio de 2013, fruto da articulação do Consórcio Intermunicipal Lagos São João com os pescadores e ministérios envolvidos.
Os pescadores profissionais que estão impedidos de exercer suas atividades recebem do Governo Federal o “Benefício Defeso”, no valor de um salário mínimo por mês durante a proibição, que termina no dia 30 de outubro.

Fonte: G1 (Região dos Lagos)

Origem.