Home / Noroeste Fluminense / Mais 45 escolas irão oferecer Empreendedorismo

Mais 45 escolas irão oferecer Empreendedorismo

Este ano, mais 45 escolas da rede estadual contarão com Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo em horário integral em sua grade curricular. A iniciativa – que começou em 2016, com 37 unidades, e foi ampliada em 2017 – alcançará 82 colégios estaduais, localizados em 33 municípios. A medida é aportada pelo Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC).

– É importante lembrar que essas escolas contarão com carga horária adicional de Português, Matemática e Inglês durante todos os anos do Ensino Médio. Neste primeiro ano de implementação, a Educação já tem bons exemplos de unidades da capital e do interior onde os alunos estão mudando sua forma de pensar e visualizando que essa proposta de ensino tem um potencial que contribuirá muito para o futuro – afirmou o secretário de Educação, Wagner Victer.

Para o diretor do Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí, Zona Norte do Rio, a iniciativa está mudando a vida dos alunos.

– O aprendizado tem que fazer sentido. O empreendedorismo satisfaz essas condições – disse Willmann Costa.

Luanda Oliveira, professora de Artes e de Empreendedorismo do colégio, explica que, no primeiro ano, o trabalho foi despertar o conceito do que é empreender. Contudo, ela conta que alguns alunos já buscam ideias para o negócio de suas famílias. Ela considera que a disciplina tem sido importante no processo de socialização familiar.

– Eles iniciam o aprendizado vendo planejamento financeiro em casa. Eles verificam quanto seus pais recebem e como são gastos os recursos – explicou a professora.

O depoimento do aluno Jorge Matheus, de 17 anos, confirma a impressão da professora.

– Com as aulas, aprendi que receitas e despesas precisam andar juntas. Hoje, vejo o que “custo” para os meus pais – contou Jorge Matheus.

O post Mais 45 escolas irão oferecer Empreendedorismo apareceu primeiro em O Diário do Noroeste.

Fonte: O Diário do Noroeste

Origem.